sexta-feira, 13 de julho de 2007

Era Vargas

ERA VARGAS
Era Vargas é o nome que foi dado ao período em que Getulio Vargas governou o Brasil.
GOLPE DE 1930
Até o ano de 1930 vigorava a republica Velha caracterizada pela centralização do poder entre partidos políticos e a aliança política café-com-leite (São Paulo e Minas)a republica velha mantinha vínculos com grandes proprietários de terra.
Os políticos do café-com-leite faziam um revezamento entre São Paulo e Minas um sempre apoiou o candidato do outro partido os outros estados faziam oposição.
Em 1929 no final do governo do presidente Washington Luis o nome de Antônio Carlos , então governante de Minas Gerais , mais ele defendeu a candidatura de Julio Prestes paulista que defenderia a Oligarquia . O partido mineiro então anunciou que iria apoiar o nome da oposição e , aliando-se ao RS e Paraná lançou o nome de Getúlio Vargas .
O GOLPE DO EXÉRCITO
Julio Prestes conseguia vitoria mais foi negada pela Aliança que alegava fraude eleitoral .
Os aliados principalmente RS arquitetaram uma revolta armada. A situação piorou quando o candidato a vice de Getulio João Pessoa foi assassinado em Recife. Como os motivos mais foram apenas pessoais a indignação aumento e o Exército que era contrário do governo desde o tenentismo se mobilizou.
GOVERNO PROVISÓRIO ( 1930-1934 )
Getulio nomeado presidente governava com poderes ilimitados e começou a modernizar o país . Criou o Ministro do trabalho , industria e comercio o ministério da educação e saúde . Na Era Vargas houve grandes avanços na legislação trabalhista que perduram até hoje.
REVOLUÇÃO PAULISTA DE 1932
E, 1931 Getulio Vargas derruba a constituição brasileira , despertando indignação dos opositores ,os paulistas arquitetavam uma revolta armada afim de defender a criação de uma nova constituição .
Quando os estudantes paulistanos Martins, Miragaia, Dráusio, e Camargo foram assassinados diversos setores da sociedade paulista se mobilizaram com o evento e a sociedade passa a apoiar a causa constitucional.
Os paulistas contavam com o apoio de tropas de diversos estados , como Rio de Janeiro , Minas e Rio Grande do Sul mais Getulio foi mais rápido e conseguiu reter esta aliança isolando São Paulo sem apoio os paulistas ficaram vulneráveis e o plano de conquista do Rio de Janeiro se transforma em tentativa de defender o território estadual .
GOVERNO CONSTITUCIONALISTA (1934-1937)
Vargas convoca a assembléia em 1933 e em 16 de julho de 1934 a nova constituição “a polaca” referindo as prostitutas Polonesas .
Nesta mesma época duas vertentes políticas começavam a influenciar a sociedade brasileira de um lado a extrema direita de caráter fascista ( AIB )do outro crescia a força do comunismo ( PCB ).
Integralismo : corrente que defendia o fascismo no Brasil , liderado por Plínio Salgado .
Aliancismo :corrente que defendia a revolução socialista no Brasil , liderado por Luiz Carlos Prestes e Olga Prestes .
PLANO COHEN
Vargas era contra o socialismo e usou esse pretexto para o golpe de 1937. O PCB havia criado a aliança nacional libertadora mais Vargas declarou ilegal e fecho.
Em 1937 os integrantes forjaram o plano Cohen em que dizia que os socialistas planejavam uma revolução maior e bem arquitetada do que de 1935 . Com o apoio militar e popular , Vargas derruba a constituição e declara o Estado Novo.
ESTADO NOVO (1937-1945)
A constituição que criou o Estado Novo getulista tinha caráter centralizado e autoritário .
Os prefeitos passaram a ser nomeados pelos governadores e esses por sua vez pelo presidente .Foi criado o D.I.P(departamento de imprensa e propaganda) com o intuito de projetar Getulio Vargas como “ o pai dos pobres “e o “salvador da pátria “.