quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Ditadura Militar

Ditadura Militar
Nos podemos definir ditadura militar como um periodo em que o brasil era governado pelo governo o que quer dizer se alguma pessoa qualquer reclamava do salario , de quaquer quer coisa essa pessoa era presa.
Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
O golpe militar de 1964A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961.
GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967) Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964.
GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)Em 1967, assume a presidência o general Arthur da Costa e Silva, após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional.
GOVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica).
GOVERNO MEDICI (1969-1974)Em 1969, a Junta Militar escolhe o novo presidente : o general Emílio Garrastazu Medici. Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como " anos de chumbo ".
O Milagre EconômicoNa área econômica o país crescia rapidamente. Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a época do Milagre Econômico.

Guerra dos Farrapos

GUERRA DOS FARRAPOS - REVOLUÇÃO FARROUPILHA

A guerra dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o Brasil era gorvernado pelo Regente Feijo.
Essa rebeliao aconteceu por causa do descontentamento politico que durou ezatamente uma decada foi de 1935 a1845.
O estopim para esta rebelião foi a grande diferença de ideias entre dois partidos ,um que apoiava os republicanos e o outro que dava apoio aos conservadores (os Legalistas).
Em 1835 Bento Gonçalves da Silva liderou os rebeldes Liberais e tomaram toda a grande cidade de Porto Alegre não deixando outra opçao aos imperiais se não deixarem a região.
Mesmo depois da prisao de Bento Gonçalves os imperiais não se deixaram abater e com a nova liderança de António Neto eles obtiveram outras vitórias.
Os revoluncionários proclamaram a República em Piratini em novembro de 1836 , e mesmo preso Bento Gonçalves foi nomeado presidente mas ele assumiu seu cargo de presidente quando ele fugiu da prisão em 1837 .
Os farroupilhas lideados por Davi Gonçalve enfrentaram as grandes forças do exercito da regencia e conquistaram a vila de Laguna em SC proclamando desta forma a República Caterinense.
No ano 1842 o gorno nomeou Luiz Alves de Lima e Silva para combater as tropas que deveriam os farroupilhas.
Depois de 3 anos de varias derrotas os Farrapos aceitaram a paz proposta por Duque de Caxias e com isso 1845 a rebeliao foi finalizada.