quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Ditadura Militar

Ditadura Militar
Nos podemos definir ditadura militar como um periodo em que o brasil era governado pelo governo o que quer dizer se alguma pessoa qualquer reclamava do salario , de quaquer quer coisa essa pessoa era presa.
Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
O golpe militar de 1964A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961.
GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967) Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964.
GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)Em 1967, assume a presidência o general Arthur da Costa e Silva, após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional.
GOVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica).
GOVERNO MEDICI (1969-1974)Em 1969, a Junta Militar escolhe o novo presidente : o general Emílio Garrastazu Medici. Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como " anos de chumbo ".
O Milagre EconômicoNa área econômica o país crescia rapidamente. Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a época do Milagre Econômico.

Guerra dos Farrapos

GUERRA DOS FARRAPOS - REVOLUÇÃO FARROUPILHA

A guerra dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o Brasil era gorvernado pelo Regente Feijo.
Essa rebeliao aconteceu por causa do descontentamento politico que durou ezatamente uma decada foi de 1935 a1845.
O estopim para esta rebelião foi a grande diferença de ideias entre dois partidos ,um que apoiava os republicanos e o outro que dava apoio aos conservadores (os Legalistas).
Em 1835 Bento Gonçalves da Silva liderou os rebeldes Liberais e tomaram toda a grande cidade de Porto Alegre não deixando outra opçao aos imperiais se não deixarem a região.
Mesmo depois da prisao de Bento Gonçalves os imperiais não se deixaram abater e com a nova liderança de António Neto eles obtiveram outras vitórias.
Os revoluncionários proclamaram a República em Piratini em novembro de 1836 , e mesmo preso Bento Gonçalves foi nomeado presidente mas ele assumiu seu cargo de presidente quando ele fugiu da prisão em 1837 .
Os farroupilhas lideados por Davi Gonçalve enfrentaram as grandes forças do exercito da regencia e conquistaram a vila de Laguna em SC proclamando desta forma a República Caterinense.
No ano 1842 o gorno nomeou Luiz Alves de Lima e Silva para combater as tropas que deveriam os farroupilhas.
Depois de 3 anos de varias derrotas os Farrapos aceitaram a paz proposta por Duque de Caxias e com isso 1845 a rebeliao foi finalizada.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Colonização Africana

Com inicio no século xv até a metade do século xx a colonização africana surge de necessidade de encontrar rotas alternativas para o Oriente e novos mercados produtores e consumidores.
Os portugueses na metade do século xv estabeleciam feitoria no litoral africano não existia organização política nas colônias portuguesas exceto nos portos.
Os Ingleses no final do século XVIII e na metade do século XIX tinham enorme poder naval e econômica e assumiram a liderança da colonização africana.
Os Holandeses estabelecem na litoraina cidade do cabo na Africa do sul, desenvolvem na região uma nova cultura e formam comunidade africânes ou bôer . Os bôeres perdem o domínio da região para o Reino Unido.
No fim do século XIX e inicio do século XX começa o neocolonialismo no continente africano é marcado pelo aparecimento de novas potencias concorrentes como Alemanha , Bélgica e Italia.
No inicio da 1 Guerra Mundial, 90% das terras já estão sob domínio da Europa a partilha é feita de maneira arbitraria não respeitando a característica de cada povos .apos a partilha de independência das colônias européias do continente africano tem inicio apartir da 2 Guerra Mundial.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Era Vargas

ERA VARGAS
Era Vargas é o nome que foi dado ao período em que Getulio Vargas governou o Brasil.
GOLPE DE 1930
Até o ano de 1930 vigorava a republica Velha caracterizada pela centralização do poder entre partidos políticos e a aliança política café-com-leite (São Paulo e Minas)a republica velha mantinha vínculos com grandes proprietários de terra.
Os políticos do café-com-leite faziam um revezamento entre São Paulo e Minas um sempre apoiou o candidato do outro partido os outros estados faziam oposição.
Em 1929 no final do governo do presidente Washington Luis o nome de Antônio Carlos , então governante de Minas Gerais , mais ele defendeu a candidatura de Julio Prestes paulista que defenderia a Oligarquia . O partido mineiro então anunciou que iria apoiar o nome da oposição e , aliando-se ao RS e Paraná lançou o nome de Getúlio Vargas .
O GOLPE DO EXÉRCITO
Julio Prestes conseguia vitoria mais foi negada pela Aliança que alegava fraude eleitoral .
Os aliados principalmente RS arquitetaram uma revolta armada. A situação piorou quando o candidato a vice de Getulio João Pessoa foi assassinado em Recife. Como os motivos mais foram apenas pessoais a indignação aumento e o Exército que era contrário do governo desde o tenentismo se mobilizou.
GOVERNO PROVISÓRIO ( 1930-1934 )
Getulio nomeado presidente governava com poderes ilimitados e começou a modernizar o país . Criou o Ministro do trabalho , industria e comercio o ministério da educação e saúde . Na Era Vargas houve grandes avanços na legislação trabalhista que perduram até hoje.
REVOLUÇÃO PAULISTA DE 1932
E, 1931 Getulio Vargas derruba a constituição brasileira , despertando indignação dos opositores ,os paulistas arquitetavam uma revolta armada afim de defender a criação de uma nova constituição .
Quando os estudantes paulistanos Martins, Miragaia, Dráusio, e Camargo foram assassinados diversos setores da sociedade paulista se mobilizaram com o evento e a sociedade passa a apoiar a causa constitucional.
Os paulistas contavam com o apoio de tropas de diversos estados , como Rio de Janeiro , Minas e Rio Grande do Sul mais Getulio foi mais rápido e conseguiu reter esta aliança isolando São Paulo sem apoio os paulistas ficaram vulneráveis e o plano de conquista do Rio de Janeiro se transforma em tentativa de defender o território estadual .
GOVERNO CONSTITUCIONALISTA (1934-1937)
Vargas convoca a assembléia em 1933 e em 16 de julho de 1934 a nova constituição “a polaca” referindo as prostitutas Polonesas .
Nesta mesma época duas vertentes políticas começavam a influenciar a sociedade brasileira de um lado a extrema direita de caráter fascista ( AIB )do outro crescia a força do comunismo ( PCB ).
Integralismo : corrente que defendia o fascismo no Brasil , liderado por Plínio Salgado .
Aliancismo :corrente que defendia a revolução socialista no Brasil , liderado por Luiz Carlos Prestes e Olga Prestes .
PLANO COHEN
Vargas era contra o socialismo e usou esse pretexto para o golpe de 1937. O PCB havia criado a aliança nacional libertadora mais Vargas declarou ilegal e fecho.
Em 1937 os integrantes forjaram o plano Cohen em que dizia que os socialistas planejavam uma revolução maior e bem arquitetada do que de 1935 . Com o apoio militar e popular , Vargas derruba a constituição e declara o Estado Novo.
ESTADO NOVO (1937-1945)
A constituição que criou o Estado Novo getulista tinha caráter centralizado e autoritário .
Os prefeitos passaram a ser nomeados pelos governadores e esses por sua vez pelo presidente .Foi criado o D.I.P(departamento de imprensa e propaganda) com o intuito de projetar Getulio Vargas como “ o pai dos pobres “e o “salvador da pátria “.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Apresentação

Integrantes do Grupo:
Vitor Adriano da Silveira
Alessandro Farias