quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Guerra dos Farrapos

GUERRA DOS FARRAPOS - REVOLUÇÃO FARROUPILHA

A guerra dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o Brasil era gorvernado pelo Regente Feijo.
Essa rebeliao aconteceu por causa do descontentamento politico que durou ezatamente uma decada foi de 1935 a1845.
O estopim para esta rebelião foi a grande diferença de ideias entre dois partidos ,um que apoiava os republicanos e o outro que dava apoio aos conservadores (os Legalistas).
Em 1835 Bento Gonçalves da Silva liderou os rebeldes Liberais e tomaram toda a grande cidade de Porto Alegre não deixando outra opçao aos imperiais se não deixarem a região.
Mesmo depois da prisao de Bento Gonçalves os imperiais não se deixaram abater e com a nova liderança de António Neto eles obtiveram outras vitórias.
Os revoluncionários proclamaram a República em Piratini em novembro de 1836 , e mesmo preso Bento Gonçalves foi nomeado presidente mas ele assumiu seu cargo de presidente quando ele fugiu da prisão em 1837 .
Os farroupilhas lideados por Davi Gonçalve enfrentaram as grandes forças do exercito da regencia e conquistaram a vila de Laguna em SC proclamando desta forma a República Caterinense.
No ano 1842 o gorno nomeou Luiz Alves de Lima e Silva para combater as tropas que deveriam os farroupilhas.
Depois de 3 anos de varias derrotas os Farrapos aceitaram a paz proposta por Duque de Caxias e com isso 1845 a rebeliao foi finalizada.

Nenhum comentário: